banfil1.gif (18740 bytes)

arquivof_1.gif (1790 bytes) Tempos Modernos

Título Original: Modern Times / The Masses

Gênero: Comédia

Origem/Ano: EUA/1936

Duração: 88 min

Direção: Charles Chaplin

Elenco:

Charles Chaplin...
Paulette Goddard...
Henry Bergman...
Tiny Sandford...
Chester Conklin...
Hank Mann...
Stanley Blystone...
Al Ernest Garcia...
Richard Alexander...
Cecil Reynolds...
Mira McKinney...
Murdock MacQuarrie...
Wilfred Lucas...
Edward LeSaint...
Fred Malatesta...

transp.gif (45 bytes)A factory worker
transp.gif (45 bytes)A gamin
transp.gif (45 bytes)Cafe Proprietor
transp.gif (45 bytes)Big Bill/Worker
transp.gif (45 bytes)Mechanic
transp.gif (45 bytes)Burglar
transp.gif (45 bytes)Gamin's Father
transp.gif (45 bytes)Pres.Electro Steel
transp.gif (45 bytes)Cellmate
transp.gif (45 bytes)Minister
transp.gif (45 bytes)Minister's Wife
transp.gif (45 bytes)J. Widdecombe
transp.gif (45 bytes)Juvenile Officer
transp.gif (45 bytes)Sheriff Couler
transp.gif (45 bytes)Waiter

Sinopse: Nesse filme não há meio termo, Chaplin realmente quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravização. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Um trabalhador de uma fábrica...Chaplin) tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada. Vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: ao ver uma jovem...Paulette) roubar um pão para comer, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e entrega tudo. A prisão para ele parece ser o melhor local para se viver: tranqüilo, seguro e entre amigos. Mesmo assim, os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.

Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, encontra uma bandeira...vermelha), que julga ter caído de um caminhão e chama pelo dono, enquanto acena com ela. Um grupo de militantes surge atrás dele, e “junta-se” ao vagabundo. A polícia chega e o toma como líder. Vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.

Paulette consegue trabalho como dançarina num music Hall e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.

Distribuição em DVD: Warner

Álbum de Fotos











voltar.gif


transp.gif (45 bytes)