banfil1.gif (18740 bytes)

arquivof_1.gif (1790 bytes)

Aleijadinho - Paixão,
Glória e Suplício

Título Original: Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício

Gênero: Drama

Origem/Ano: BRA/2001

Duração: 100 min

Direção: Geraldo Santos Pereira

Elenco:

Maurício Gonçalves...
Maria Ceiça...
Ruth de Souza...
Carlos Vereza...
Edwin Luisi...
Rodrigo Bretãs...

transp.gif (45 bytes)Aleijadinho
transp.gif (45 bytes)Maria Ceiça
transp.gif (45 bytes)Joana Lopes
transp.gif (45 bytes)Cláudio Manoel da Costa
transp.gif (45 bytes)Manoel Francisco Lisboa
transp.gif (45 bytes)Antonio Naddeo

Sinopse: A história do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, acompanhando sua vida e sua formação artística e cultural. O filme mostra o relacionamento com a escrava Helena, os conflitos políticos com o pai, um arquiteto português, a sua amizade com o inconfidente Cláudio Manoel da Costa e a doença que o deixou deformado, mas não conseguiu impedi-lo de trabalhar.

O enredo é ambientado no ano de 1858, quando o professor e historiador Rodrigo Bretas (Antonio Naddeo) descobre a existência da parteira Joana Lopes (Ruth de Souza), uma nora de Aleijadinho (Maurício Gonçalves), que havia morrido 44 anos antes. Através dos relatos dessa mulher, o pesquisador reconstitui a trajetória do artista, filho de uma escrava e do arquiteto português Manoel Francisco Lisboa (Edwin Luisi), e que se tornou o mais importante escultor do período barroco mineiro.

Em flashback, o filme narra os principais acontecimentos na vida de Lisboa, destacando inclusive aspectos mais pessoais, como sua intensa paixão por Helena (Maria Ceiça), uma ex-escrava, e o grande sofrimento imposto pela misteriosa doença que o acometeu a partir dos 47 anos e acarretou sua progressiva deformidade e incapacidade física. A doença provocou, além do mais, o abandono dele por parte de Helena, que tivera um filho com ele mas depois se apaixonara e fugira com o ajudante de ordens do governador-geral, D. Luiz da Cunha Menezes.

Distribuição: Poli Filmes


voltar.gif


transp.gif (45 bytes)