banfil1.gif (18740 bytes)

arquivof_1.gif (1790 bytes) Irmão Urso

Título Original: Brother Bear

Gênero: Desenho Animado

Origem/Ano: EUA/2003

Duração: 85 min

Direção: Aaron Blaise / Robert Walker

Vozes:

Joaquin Phoenix...
Hope Levy...
Jeremy Suarez...
Rick Moranis...
Dave Thomas...
Joan Copeland...
Michael C. Duncan...
Jason Raize...
D.B. Sweeney...

transp.gif (45 bytes)Kenai
transp.gif (45 bytes)Valley Girl Bear
transp.gif (45 bytes)Coda
transp.gif (45 bytes)Tuke
transp.gif (45 bytes)Rutt
transp.gif (45 bytes)Tanana
transp.gif (45 bytes)Tug
transp.gif (45 bytes)Denahi
transp.gif (45 bytes)Sitka

Sinopse: Esta é a história de três irmãos que viveram há muitos anos - quando os grandes mamutes ainda vagavam pelas terras intocadas e magníficas da região noroeste do Pacífico dos EUA.

Kenai, o caçula dos três irmãos, está prestes a receber o seu totem - um símbolo revelado pelos Grandes Espíritos Ancestrais que ajudará a guiá-lo durante a sua vida. Quando Tanana (a xamã da tribo) dá a ele um urso esculpido - o símbolo do amor - ele fica profundamente desapontado. Ele esperava algo um pouco mais imponente - como o totem da água (representando a liderança) recebido por seu irmão mais velho, Sitka, ou o totem do lobo (representando a sabedoria) de seu irmão, Denahi. Sitka procura consolá-lo, mas Denahi não perde a chance de encarnar no irmão caçula.

Pouco depois, Kenai descobre que um urso roubou seu cesto abarrotado de peixes e, impulsivamente, sai à caça do animal. Seus irmãos seguem o seu rastro e correm para protegê-lo. Encurralado em meio a um confronto violento, Sitka faz um o maior dos sacrifícios para salvar os irmãos, quebrando com sua lança um enorme bloco da geleira onde ele se encontra. O corajoso jovem despenca do alto da geleira e cai no rio, mas não sobrevive, enquanto o urso emerge ileso à tona das águas revoltas.

Ignorando os conselhos de Denahi e os ensinamentos de sua tribo sobre a fraternidade, Kenai localiza o urso que ele julga ser o responsável pela morte de Sitka. Apesar de estar em franca desvantagem, ele desafia a fera selvagem e acaba matando o animal. Neste momento, os Grandes Espíritos Ancestrais, na forma das luzes da Aurora Boreal, descem dos céus, envolvem Kenai e o transformam justamente na criatura que ele mais despreza. Enquanto isso, Denahi, que havia descoberto que seu irmão caçula saíra à caça do urso, chega à cena logo depois da transformação de Kenai. Vendo o urso de pé sobre as roupas rasgadas e a lança quebrada do irmão, ele supõe o pior - outro irmão foi morto por um urso. Deixando de lado sua filosofia pacífica, Denahi revolta-se e jura pegar o urso que matou seu irmão caçula.

Kenai tem dificuldade para adaptar-se ao seu novo corpo de urso. Tanana, a xamã da tribo, aparece e o informa que foi o espírito de Sitka o responsável pela transformação e que Kenai poderá encontrá-lo na "montanha onde as luzes tocam a Terra". Kenai não tem a menor idéia de por onde deve começar sua busca. Frustrado e assustado, ele encontra dois alces muito bobos com sotaques canadenses - Rutt e Tuke. Quando Kenai tenta explicar sua situação e pergunta onde poderá achar a tal montanha, os irmãos alces acreditam que ele é louco e o ignoram. A sorte de Kenai vai de má a pior quando ele se deixa prender por uma armadilha para porcos e acaba pendurado numa árvore de cabeça para baixo. Quando um filhote de urso tagarela chamado Koda aparece e se oferece para ajudá-lo, o orgulho de Kenai faz com que ele recuse a oferta - a última coisa que ele quer é a ajuda de um urso. O pequeno Koda perdeu-se de sua mãe e deve ir encontrá-la na Corrida Anual do Salmão, mas precisa de um urso adulto para acompanhá-lo até lá. Kenai concorda, finalmente, em levar Koda à Corrida do Salmão, se ele o ajudar a soltá-lo da árvore. Pouco depois, "lá vão os dois" em suas aventuras e descobertas.

Denahi continua no encalço do urso que ele acredita ter matado Kenai, sem saber que o animal é o próprio irmão. Enquanto isso, Koda e Kenai cruzam as planícies do norte do continente americano, percorrendo cavernas glaciais, tundras congeladas, um campo de gêiseres sulfurosos e desfiladeiros traiçoeiros.

Na Corrida do Salmão, Kenai recebe as boas-vindas dos ursos presentes ao seu festival anual e começa a deixar de lado seu velho ódio pelos ursos. Como resultado de sua jornada, Kenai começa a questionar tudo o que sabe e aprende várias lições importantes sobre o verdadeiro significado da fraternidade. Ao final, ele compreende que sua transformação física é insignificante comparada à sua mudança interior. Quando Denahi chega ao local, está montada a cena para o clímax dramático.

Distribuição em Vídeo e DVD: Buena Vista

Álbum de Fotos






voltar.gif


transp.gif (45 bytes)