banfil1.gif (18740 bytes)

arquivof_1.gif (1790 bytes)

Guerra Nas Estrelas - Episódio I
A Ameaça Fantasma

Título Original: Star Wars: Episode I - The Phantom Menace

Gênero: Ficção

Origem/Ano: EUA/1999

Duração: 131 min

Direção: George Lucas

Elenco:

Liam Neeson...
Ewan McGregor...
Natalie Portman...
Jake Lloyd...
Pernilla August...
Frank Oz...
Ian McDiarmid...
Oliver Ford Davies...
Ray Park...
Hugh Quarshie...
Ahmed Best...
Anthony Daniels...
Kenny Baker...
Terence Stamp...
Brian Blessed...

transp.gif (45 bytes)Qui-Gon Jinn
transp.gif (45 bytes)Obi-Wan Kenobi
transp.gif (45 bytes)Queen Padmé Amidala
transp.gif (45 bytes)Anakin Skywalker
transp.gif (45 bytes)Shmi Skywalker
transp.gif (45 bytes)Yoda (voice)
transp.gif (45 bytes)Senator Palpatine
transp.gif (45 bytes)Gov. Sio Bibble
transp.gif (45 bytes)Darth Maul
transp.gif (45 bytes)Capt. Panaka
transp.gif (45 bytes)Jar Jar Binks (voice)
transp.gif (45 bytes)C-3PO
transp.gif (45 bytes)R2-D2
transp.gif (45 bytes)Supreme Chancellor Valorum
transp.gif (45 bytes)Boss Nass (voice)

Sinopse: O filme se passa 32 anos antes de Star Wars e mostra a luta da Galactic Republic contra o sindicato do crime Trade Federation. Os criminosos proíbem qualquer comércio com o planeta Naboo, e dois cavaleiros Jedis são mandados para o planeta Tattoine, para conseguir mais informações sobre a Trade Federation. Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi descobrem que um garoto chamado Anakin Skywalker tem a força ao seu lado, de uma maneira que nenhum Jedi teve antes, e pode ser a chave principal na luta contra a Federação. A mãe de Luke e da princesa Leia também deve aparecer, pela primeira vez. Em 1977, quando lançou Guerra nas Estrelas, Lucas já planejava fazer mais 3 filmes com o começo da saga, e mais 3 filmes com o fim.

linesaber.gif (11167 bytes)

Saiba mais sobre o filme...

Há muito tempo, em uma galáxia distante, a República Galáctica está à beira da guerra. A agressiva Federação inicia um conflito pelo domínio da taxação de rotas comerciais da galáxia. A força sombria que se ergue sobre o Universo tenta conquistar o estratégico planeta Naboo e eliminar a jovem rainha Padme Amidala, heroína de seu povo. Enviados como mediadores do confronto, dois calaveiros Jedi são atacados e procuram refúgio no planeta desértico de Tatooine.

Em Tatooine, Obi-Wan Kenobi e seu mestre, Qui-Gon Jinn, encontram um pequeno prodígio de nove anos. A Força pulsa com vigor em Anakin Skywalker, que vive em escravidão com a mãe, Shmi. O garoto revela extrema habilidade com máquinas e na pilotagem de naves espaciais. Assim como Obi-Wan faria com o filho de Anakin, muitos anos depois, o Jedi inicia o jovem nos mistérios da Força.

O tempo urge. Obi-Wan e Qui-Gon partem com Anakin e Jar Jar, um guerreiro da raça Gungan de Naboo, em defesa da galáxia. Ele se tornam a única esperança de deter a Federação e evitar um destino terrível para Naboo e seu povo.

Mas os verdadeiros inimigos permanecem à sombra, prontos para dar o bote. Anakin e seus companheiros desconhecem o poder maléfico dos Lordes de Sith, guerreiros dominados pelo Lado Negro da Força, e a traição de um dos mais conceituados líderes de Naboo, um certo Senador Palpatine... Tampouco os cavaleiros Jedi podem imaginar que o fantástico garoto de Tatooine irá ceder ao Lado Negro da Força e tornar-se Darth Vader. O pai de Luke Skywalker. Seu maior inimigo.

linesaber.gif (11167 bytes)

 Acompanhe a História do Filme....

O início da Saga

Há muito tempo, em uma galáxia distante, a República Galáctica está à beira da guerra. Uma força sombria emerge para conquistar o Universo, identificada como a Federação, poderosa corporação militar e financeira formada pelos Nimodianos, que pretende dominar a taxação de rotas comerciais para sistemas estelares remotos. Em posição estratégica na galáxia, o planeta Naboo é atacado, colocando em risco a vida da Rainha Amidala. Dois cavaleiros Jedi e representantes da Nova República, Gui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi são enviados a um encontro com membros da Federação como mediadores do conflito. É a primeira missão de Obi-Wan após completar seu treinamento.

A bordo de uma nave da Federação, Gui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi são recebidos por um robô protocolar, TC-3, que comunica a seus superiores que os mediadores são Jedis. É nesta cena em que Obi-Wan diz a frase "Tenho um mau pressentimento sobre isso". A intuição do jovem Jedi se confirma quando a sala em que esperam se enche de gás e eles são atacados por robôs guerreiros. Conseguem escapar e retornam ao planeta Naboo, graças à intervenção salvadora do robô R2D2, que conserta um sério problema elétrico na nave.

linesaber.gif (11167 bytes)

 Anakin Skywalker

Durante o resgate da rainha, a nave é atacada e cai no planeta desértico de Tatooine. Enquanto Kenobi e Ric Olié (um piloto Naboo) consertam a nave, Gui-Gon Jinn, Jar Jar e Amidala (disfarçada em roupas comuns como Padme) rumam para a cidade de Mos-Espa. Na cidade, eles chegam à loja de peças e quinquilharias de Watto (uma criatura bizarra, criada em computador). É quando Qui-Gon descobre Anakin, escravo de Watto, e sente a presença imensa da Força no menino, muito habilidoso com máquinas e na pilotagem de naves. É das mãos de Anakin que sairá a primeira versão de C3PO, o dourado robô falastrão da primeira trilogia.

Apesar de Gui-Gon tentar influenciar Watto com o uso da Força, ele não permite que Anakin parta e se recusa a vender peças para a nave. O Jedi segue Anakin até sua casa, onde conhece sua mãe, Shmi. Cientes da importância do treinamento de Anakin, eles concordam que a melhor maneira de escapar é usar o dinheiro de Amidala para inscrever Anakin em uma corrida de naves. Se ele ganhar, o dinheiro poderá ser usado para reparar a nave de Gui-Gon. Anakin aposta com Watto que irá vencer a corrida.

linesaber.gif (11167 bytes)

 Fuga de Tatooine

Mais novo e mais magro, o asqueroso Jabba the Hutt - vilão reconstruído por computador na Edição Especial de Guerra nas Estrelas - é quem comanda as corridas. Apesar da sabotagem do piloto campeão, Sebulba, Anakin vence e a nave é consertada. Após Anakin se envolver em uma briga, Qui-Gon percebe a tendência do garoto para o Lado Negro e o alerta.

Mas o vilão Darth Maul conspira nas sombras. Enviado por Darth Sidious, ele ataca a nave para eliminar a rainha e os Jedis, mas é derrotado por Qui-Gon Jinn. O grupo consegue escapar e se dirige para Coruscant, ao encontro do Senador Palpatine e do chefe supremo do Senado Galáctico, Valorum.

linesaber.gif (11167 bytes)

 Conselho Jedi

A rainha Amidala tenta convencer o Senado a autorizar uma ofensiva militar da República para libertar Nabbo. Obi-Wan e Gui-Gon levam Anakin à presença do Conselho Jedi, para pedir permissão e inicar seu treinamento. Mas o Lado Negro da Força é latente demais no garoto, e o Conselho proíbe Gui-Gon de treinar Anakin nos mistérios da Força. Depois do encontro, Obi-Wan, o mestre Yoda e Gui-Gon travam um diálogo sobre o futuro do menino. Gui-Gon insiste em que Anakin é uma espécie de escolhido, mas Yoda resiste e tenta convencer o Jedi de sua malignidade inata, argumentando que ele já tem um aprendiz: Obi-Wan. Contra a vontade do Conselho, Gui-Gon decide treinar Anakin.

linesaber.gif (11167 bytes)

 Batalha de Naboo

Contrariando os conselhos dos Jedis, a rainha Amidala decide retornar a Naboo e defender sei povo contra a sanha de Darth Sidious e seu séquito. Auxiliados por Jar Jar Binks, a rainha, os Jedis e Anakin se escondem entre os Gungans. Como a "plebéia" Padme, Amidala revela sua verdadeira identidade e sela uma aliança com o líder Gungan, Boss Nass, para a defesa do planeta.

As tropas da República se reúnem no palácio da rainha e começa a batalha com os robôs guerreiros da Federação. É quando acontece o primeiro grande embate de sabres de luz entre Darth Maul e os Jedis. Durante a batalha, Anakin está escondido em um caça Naboo. Ao atirar nos robôs, acaba acionando os motores do caça e decola em direção à nave de guerra da Federação. Enquanto se defende dos ataques, Anakin acidentalmente acerta o reator principal, causando uma enorme explosão e destruindo a nave-mãe inimiga.

Enquanto isso, os Jedis lutam com Darth Maul. Atingido mortalmente, Qui-Gon cai. Enfurecido, Obi-Wan lança-se sobre o vilão, partindo seu duplo sabre de luz ao meio e empurrando-o para a morte em um precipício. Obi-Wan promete a Gui-Gon que irá ensinar os mistérios da Força a Anakin e transformá-lo em um Jedi.

Os tanques da Federação avançam sobre o exército Gungan, em uma batalha encarniçada. Com as artimanhas de Jar Jar e a destruição da nave-mãe da Federação, os Gungans vencem.

linesaber.gif (11167 bytes)

Conheça os principais personagens

anakin.jpg (11233 bytes)

Anakin Skywalker (Jake Lloyd)

A nova saga narra a história de Anakin, o pai de Luke Skywalker, herói da primeira trilogia. Com apenas nove anos, o jovem Anakin revela grande habilidade com máquinas e na pilotagem de naves, além de uma inequívoca intimidade com a Força, reconhecida pelo Jedi Qui-Gon Jinn. Bondoso e otimista, Anakin não suspeita de seu destino. Muitos anos mais tarde, aliciado pelo imperador Palpatine, ele cede ao lado negro da Força e se torna Darth Vader, comandante do nefasto Império.

Shmi Skywalker (Pernilla August)

Mãe do jovem Anakin, Shmi é uma escrava em Tatooine. Ela permanece no planeta e instrui o filho a cumprir seu destino e seguir com os cavaleiros Jedi.

shmiskywalker.jpg (10872 bytes)

obiwankenobi.jpg (10648 bytes)

Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor)

Aos 25 anos, o futuro mentor de Luke Skywalker acaba de completar seu treinamento. Seu mentor é o Jedi Qui-Gon Jinn. Verdadeira lenda da Aliança Rebelde, na primeira trilogia Obi-Wan vive em exílio voluntário no deserto, devastado pelos rumos maléficos de seu aprendiz, Darth Vader. Em Episódio I, ele irá completar a instrução de Anakin como um verdadeiro Jedi.

Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson)

Mentor de Obi-Wan e nobre cavaleiro Jedi, Qui-Gon Jinn percebe o imenso poder de Anakin e tenta convencer o conselho Jedi a permitir seu treinamento. Ele irá insistir no potencial do garoto, mesmo contra a vontade do Conselho.

jediquigonjinn.jpg (11041 bytes)

yoda.jpg (13790 bytes)

Yoda (Frank Oz)

Interpretado novamente por Frank Oz, o mestre Jedi retorna em Episódio I, com sua fala ao contrário e sua sabedoria, como membro do Conselho Jedi. É Yoda quem alerta Qui-Gon sobre o futuro sombrio de Anakin.

Mace Windu (Samuel L. Jackson)

Eminente membro do Conselho Jedi, é Mace Windu quem deverá dizer pela primeira vez "Que a Força esteja com você". Cavaleiro mais próximo do mestre Yoda, as sábias decisões de Mace Windu são respeitadas em toda a galáxia. Apesar de quase nunca usar seu sabre de luz, é um exímio e ainda temido guerreiro Jedi.

macewindu.jpg (13336 bytes)

rainhaamidala.jpg (14146 bytes)

Rainha Amidala (Nathalie Portman)

Aos 14 anos e recém-coroada, a jovem rainha de Naboo tenta desesperadamente salvar seu planeta dos terríveis ataques da Federação. Disfarçada em roupas comuns, ela é chamada Padme Naberrie. A ajuda dos dois Jedis será responsável pelo encontro entre Amidala e Anakin. Eles se casarão no futuro, uma união que irá gerar Luke Skywalker e a princesa Leia.

Darth Maul (Ray Park)

Vilão mortífero sob as ordens de Darth Sidious, Darth Maul é a personificação do Ladro Negro da Força. Maul pertence à antiga raça Sith, quase totalmente destruída pelos Jedis, e que agora buscam a revanche. Munido de um duplo sabre de luz, sua missão é rastrear Tatooine e destruir os Jedis Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, protetores da Rainha Amidala. Os saltos e acrobacias são do próprio Ray Park, um especialista em artes marciais.

darthmaul.jpg (12189 bytes)

darthsidious.jpg (9465 bytes)

Darth Sidious (Ian McDiarmid)

O Lorde Negro de Sith, a Ameaça Fantasma que dá nome a Episódio I. Com uma face assustadora, encoberta por um longo manto, pouco se sabe sobre Darth Sidious. Ele é a força misteriosa e conspiradora que rege a Federação.
Provavelmente, suas aparições principais acontecem através de um holograma, como o Imperador em O Império Contra-Ataca. Especula-se que ele seja, na verdade, o senador Palpatine disfarçado. Somente o público saberá de sua existência, ignorada pelos personagens durante a história.

Senator Palpatine (Ian McDiarmid)

Senador da República Galáctica, Palpatine tem grande influência política. O futuro Imperador logo se revela um espírito maligno e manipulador, incorporando o lado negro da Força para realizar seus planos tirânicos e dominar a Galáxia. Suas ligações com o tenebroso Darth Sidious não são claras.

palpatine.jpg (10926 bytes)

jarjarbinks.jpg (19112 bytes)

Jar Jar Binks (Ahmed Best)

Criatura da raça Gungan, que vive nas profundezas subaquáticas dos pântanos de Naboo. Banido do convívio de seu povo, Jar Jar é salvo por Qui-Gon Jinn e decide acompanhar Anakin e os Jedis na defesa de Naboo. Ele tenta convencer os Gungans a lutar para defender seu planeta contra a Federação.

R2-D2 (Kenny Baker)

Em Episódio I, descobrimos que o simpático robô é originário de Naboo, e que já serviu a realeza. Em uma cena, no quarto do futuro Darth Vader , aparece um robô muito parecido com R2-D2, sugerindo ser o dróide uma criação do habilidoso Anakin... Como na primeira trilogia, R2-D2 terá participações decisivas nas batalhas espaciais. Criado para operar em caças como uma espécie de interface entre o piloto e o sistema de computadores, R2-D2 foi desenvolvido para ampliar as capacidades dos pilotos e suas naves.

r2d2.jpg (13807 bytes)

c3po.jpg (12791 bytes)

C-3PO (Anthony Daniels)

C-3PO é um andróide-tradutor das diversas línguas e dialetos da galáxia, concebido para atuar em missões diplomáticas. Tradutor e companheiro inseparável de R2-D2, o hilário e falador andróide também reaparece, como uma criação de Anakin. Aparentemente "nu" nos primeiros estágios de sua construção, ele deve falar as primeiras bobagens da nova saga.

"Jabba The Hutt (Kenny Baker)

Depois de passar por uma verdadeira plástica tecnológica na Edição Especial de Guerra nas Estrelas, o vilão se transformou em um monstro obeso e asqueroso, que retorna em versão mais "magra" e continua a aprontar das suas em Episódio I. É ele quem comanda as corridas em Tatooine em Episódio I, onde Anakin irá se destacar e conseguir sua liberdade.

jabbathehutt.jpg (13693 bytes)

linesaber.gif (11167 bytes)

Alguma Cidades

naboo.jpg (16578 bytes)

Naboo

Os domínios da Rainha Amidala comportam duas civilizações distintas, que criaram belas cidades. Naboo é um planeta muito antigo, caracterizado por largas extensões de rocha e pântanos povoados por bizarras criaturas. As principais cidades são Theed, a capital, e Otoh, a cidade dos Gungans, povo aquático de onde se origina Jar Jar, aliado dos Jedis na luta contra a Federação.

Tatooine

Planeta desértico na fronteira da Galáxia, iluminado por dois sóis e rota de naves espaciais. É habitado pelo povo das areias, os violentos guerreiros Tuskens, além de Jawas e outras criaturas.

tatooine.jpg (14345 bytes)

coruscant.jpg (14447 bytes)

Coruscant

Capital do Império na primeira trilogia, o planeta era a sede da Velha República antes da decadência e do domínio do Imperador Palpatine. A capital leva o nome do planeta e abriga o Senado e o Conselho Jedi. Megalópole de arranha-céus gigantescos, a parte baixa da cidade esconde um submundo de marginais e jogadores. Coruscant é um símbolo de poder e autoridade em uma galáxia tumultuada por confrontos políticos.

linesaber.gif (11167 bytes)

Como será a abertura do filme

"Um turbilhão envolve a República Galáctica. A taxação de rotas comercias para sistemas estelares remotos está em disputa. Esperando resolver a questão com um bloqueio de naves de guerra mortíferas, a ambiciosa Federação interrompeu todas as partidas e aterrissagens no pequeno planeta Naboo. Enquanto o Congresso da República discute interminavelmente essa inquietante sucessão de eventos, dois cavaleiros Jedis, os guardiães da paz, são enviados para mediar o conflito..."

linesaber.gif (11167 bytes)

10 COISAS QUE VOCÊ QUERIA SABER

1. O filme se passa em três locações: Tatooine, um planeta deserto em que moram Anakin Skywalker e sua mãe; Naboo, o planeta natal da rainha Amidala; e Coruscant, a sede do governo da Galáxia

2. Segundo George Lucas, a saga "Star Wars" é sobre a ascensão e queda de Darth Vader, também conhecido como Anakin Skywalker

3. "A Ameaça Fantasma" começa 32 anos antes dos últimos três episódios

4. O filme foi quase todo feito nos estúdios Leavesden, na Inglaterra, onde funcionava antes uma fábrica de automóveis Aston Martin que já havia sido transformada em estúdio para o filme "007 contra Goldeneye"

5. Cerca de 55 cenários foram construídos, a maioria em Leavesden

6. Além dos estúdios ingleses, houve locações na Tunísia e em Nápoles (Itália)

7. George Lucas acha que o filme é um marco tecnológico, pois é a primeira vez que personagens digitais contracenam com atores de verdade

8. O diretor pretende concluir esta nova trilogia em 2005 e abandonar de vez a saga

9. Sophia e Roman Coppola, filhos de Francis Ford Coppola, amigo de George Lucas, fazem duas pontas no filme

10. A Pepsi deve produzir 8 bilhões de latas com 12 personagens diferentes do filme, incluindo uma lata especial dourada com o Yoda

linesaber.gif (11167 bytes)

 Distribuição em Vídeo: Fox

Site Oficial EUA: http://www.starwars.com/

Site Oficial BRA: http://www.starwars.com.br/

Álbum de Fotos











voltar.gif


transp.gif (45 bytes)