banfil1.gif (18740 bytes)

arquivof_1.gif (1790 bytes) O Quatrilho

Título Original: O Quatrilho

Gênero: Drama

Origem/Ano: BRA/1994

Duração: 120 min

Direção: Fábio Barreto

Elenco:

Glória Pires...
Patrícia Pillar...
Alexandre Paternost...
Bruno Campos...
Antônio Carlos...
Gianfrancesco Guarnieri...
Cecil Thiré...
José Lewgoy...
Cláudio Mamberti...
Elaine Braghirolli...
Mariana Pellegrino Barreto...
Julia Barreto Borges...
Fábio Barreto...
José Clemente Pozenato...

transp.gif (45 bytes)Pierina
transp.gif (45 bytes)Teresa
transp.gif (45 bytes)Ângelo Gardone
transp.gif (45 bytes)Massimo
transp.gif (45 bytes)Aurélio
transp.gif (45 bytes)Padre Giobbe
transp.gif (45 bytes)Padre Gentile
transp.gif (45 bytes)Rocco
transp.gif (45 bytes)Batiston
transp.gif (45 bytes)Tia Gema
transp.gif (45 bytes)Bambina
transp.gif (45 bytes)Dosolina
transp.gif (45 bytes)Gaudério
transp.gif (45 bytes)Fotógrafo

Sinopse: Deixando sua pátria em busca de melhores dias, grandes levas de imigrantes italianos dirigiam-se à distante América. Uma considerável parcela desses imigrantes aportou ao extremo sul do Brasil, onde eles, seus filhos e netos, submetidos pelas injunções do tempo e do meio, construíram uma sociedade próspera e relativamente igualitária, baseada na pequena propriedade rural e posteriormente sobre o comércio e a indústria.

"O QUATRILHO" narra esta saga através da trajetória de um certo Ângelo Gardone, filho primogênito de uma pobre família de colonos, precocemente elevado à condição de responsável pelos irmãos menores com a morte prematura da mãe e o desgosto profundo que acaba por paralisar seu pai. Pressionado pela necessidade da sobrevivência, Ângelo descobre o princípio básico do capitalismo primitivo, ou seja de que só poderia melhorar sua vida e a de sua família, às custas dos outros camponeses, tão pobres quanto eles. Espírito pragmático, trabalhador incansável, homem de iniciativa, Ângelo é o típico representante dos que fizeram da região de Caxias do Sul, um dos lugares mais prósperos do Brasil.

Mas "O QUATRILHO' não se limita a isso. Com o sabor picaresco do "DECAMERON", de Bocaccio, também narra uma história de adultério, onde o pecado e a transgressão acabam resultando na felicidade de todos os envolvidos, fazendo uma crítica acerca dos rígidos hábitos e costumes que os colonos trouxeram da distante Europa para um país novo e desértico."O QUATRILHO" mostra como numa região inexplorada, onde se constrói uma nova sociedade, as pessoas adaptam os costumes às suas necessidades. Outra característica fascinante de "O QUATRILHO", são os dois principais personagens femininos, Teresa e Pierina. Teresa, bela e apaixonada, sensual e insatisfeita, tem a coragem de enfrentar tudo e todos e fugir com o homem que ama. Pierina, desajeitada e sem beleza, mas sólida, esperta e trabalhadeira, consegue também se impor e transformar a desonra que lhe trouxe a adversidade, em respeitabilidade e numa bela família. Numa época e num lugar em que as mulheres eram totalmente dependentes, pouco mais que animais domésticos, essas duas, de formas diversas, conseguem romper as convenções, impor seus desejos, realizar seus sonhos, levando seus homens à atitudes que sozinhos eles talvez não ousassem assumir. Teresa e Pierina prenunciam a nova mulher de nossos tempos.

Distribuição em Vídeo: RioFilme

Álbum de Fotos








voltar.gif


transp.gif (45 bytes)