MELHORES FILMES INFANTIL



O velho chavão cabe aqui: filmes infantis são aqueles dirigidos a crianças de todas as idades. É inegável que produções do gênero se destinam majoritariamente a agradar quem ainda não chegou à adolescência. Se elas podem ou não agradar a outras faixas etárias, no entanto, é apenas uma questão de qualidade. Bons filmes infantis constituem-se, no fundo, em diversão garantida para toda a família.

Tome-se como exemplo o cinema de animação, que hoje corresponde pela maior parte dos títulos oferecidos a esse público. Em sua origem, ele se destinava ao consumo de adultos. Dai o surgimento, nos anos 20, de personagens picantes. como Betty Hoop ou irreverentes como o gato Félix.

Foi apenas com a ascensão dos estúdios Disney, na década de 30, que os desenhos passaram a ser vistos como um passatempo familiar. Assim, histórias mais complexas ou que exploravam temas adultos foram pouco a pouco sendo deixadas de lado. Em seu lugar, os estúdios passaram a produzir filmes com personagens e situações de fácil entendimento. A idéia era fazer com que as crianças pudessem acompanhar as histórias, que precisavam manter seu interesse para os adultos. Ninguém foi mais habilidoso na condução dessa fórmula do que Walt Disney, cujo império teve inicio com filmes de animação e mais tarde expandiu-se através de comédias e aventuras dirigidas à família.

Entre 1918 e 1934, Disney mandou para as telas Mickey Mouse, Pluto, Pateta e o Pato Donald. O espaço conquistado por eles facilitou a realização da primeira grande ousadia, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), o primeiro desenho animado de longa-metragem produzido pelos estúdios Disney.

O êxito do filme abriu caminho para outras experiências igualmente bem-sucedldas, como Pinoquio (1939), Fantasia (1940), Dumbo (1941), Bambi (1941), Peter Pan (1953), A Guerra dos Dalmatas (1961) e Mowgli, o Menino Lobo (1967). A excelência técnica desenvolvida pela equipe de animação montada por Disney continuaria mesmo depois dá morte de seu criador, em 1966, novo pico de prestígio nos anos 90.

Nesse período, produções impecáveis como A Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) – o primeiro desenho animado indicado para o Oscar de melhor filme-, aladdin (1992) e O Rei Leão (1994) vieram confirmar a primazia dos estúdios Disney.

Em Hollywood, outros estúdios e artistas exerceram papel importante na consolidação do gêmero. Walter Lantz e David Fleischer criaram Betty Boop, Popeye e o Picapau; Chuck Jones, Bob Clampett e Tex Avery desenharam o Pernalonga; William Hanna e Joseph Barbera começaram com Tom e Jerry, e estrategicamente concentraram seus esforços na TV, para a qual produziram séries como Os Flintstones e Os Jetsons.

Fora dos EUA, poucas tentativas de produção regular de desenho animado prosperaram, entre elas a série Asterix, na França. O quadro não se altera muito quando se fala de cinema infantil de maneira geral, cujo mercado internacional também é dominado por filmes norte-americanos. Contam-se nos dedos obras como História Sem Fim (1984), do alemão Wolfgang Petersen, que rompem as fronteiras de seu país de origem para fazer carreira internacional.

Hoje, apenas outras duas grandes podem eventualmente rivalizar com a Disney no terreno infantil: a de Steven Spielberg e a de John Hughes. Spielberg produziu os desenhos Fievel, um Conto Americano (1986) e Em Busca do Vale Encantado (1988), além de várias aventuras infanto-juvenis. Hughes “inventou” Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim (1990), cuja continuação, em 1992, fez quase tanto sucesso quanto o original.

E, quando duas dessas gigantescas indústrias de lazer resolvem se unir, o melhor é ir comprando pipoca por conta. Foi assim com Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), de Robert Zemeckis, que juntou o know-how dos estúdios Disney ao de Spielberg. O resultado é uma obra-prima que se encaixa sob medida na definição do inicio: não tem criança de qualquer idade, que não goste.



Aladdin
Aladdin (1992)

Uma Cilada Para Roger Rabbit
Who Framed Roger Rabbit (1998)

Fantasia
Fantasia (1940)

Branca de Neve e os Sete Anões
Snow White and the Seven (1937)

Edward Mãos de Tesoura
Edward Seissorhands (1990)

Esqueceram de Mim
Home Alone (1990)


A Dama e o Vagabundo
Lady and the Tramp (1955)
       

Mary Poppins
Mary Poppins (1964)

Peter Pan
Peter Pan (1953)


O Rei Leão
The Lion King (1994 )

Pinóquio
Pinnochio (1940)


Esses filmes foram escolhidos pelo Webcine, com certeza estão faltando muitos outros grandes filmes intantis, você pode contribuir indicando o seu.