megrlogo.gif (6441 bytes)

 

Nome: Margaret Mary Emily Anne Hyra
Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1961
Local de Nascimento: Fairfield - Connecticut - EUA

 

Alguns fatos de sua vida:

Loira, de olhos azuis, com uma personalidade efervescente, Meg Ryan teve uma carreira intensa. Começou a perceber que a vida não era exatamente um conto de fadas, logo aos 15 anos, quando os pais - Susan e Harry Hyra - se separaram. Susan, numa atitude até hoje não perdoada pela filha famosa, teria trocado a tutela dos filhos pela possibilidade de tentar carreira nos palcos de Nova York (na versão da atriz). Ou para se curar de um câncer no seio (na versão materna). A guerra de versões dura mais de vinte anos e até hoje Meg Ryan toma o partido do pai nesse tabuleiro de xadrez afetivo em que a família Hyra mergulhou - e se recusa terminantemente a conversar com a mãe. O quadro ganhou tons ainda mais melo-dramáticos quando a agora Susan Jordan (nome herdado do atual marido, o jornalista Pat Jordan) resolveu lavar a roupa suja em público e andou dando sua versão dos bastidores da família Hyra para jornais sensacionalistas. Pior: anunciou a publicação de um livro contando tintim por tintim o que teria, de fato, ocorrido. Meg Ryan, magoada, fechou-se em copas e evitou comentar o assunto. Susan Jordan, mais eloqüente, não se recusou a dar declarações à imprensa e, em 1995, declarou à revista americana Vanity Fair: "Meu livro não fala de minha relação com meus filhos e sim do câncer no seio que consegui curar. Esta história de que abandonei a família para fazer carreira em Nova York é absolutamente falsa".

Em 1979, mudou-se para Nova York, onde se formou em Jornalismo na Universidade de Nova York. Aos poucos, no entanto, Mrs. Ryan percebeu que a sua vida estaria nos sets de filmagens - e não em redações de jornais e revistas. Para ganhar dinheiro enquanto estudava, Meg começou a atuar, já utilizando seu novo nome, Meg Ryan. Em 1981, aos 20 anos, aconteceu a primeira aparição nas telas: o pequeno papel da filha de Candice Bergen, em Bonitas e Famosas/Rich and Famous, de George Cukor. O papel foi um fiasco, mas teve o mérito de mostrar a Meg Ryan que seu caminho era o cinema e em nenhum outro lugar. De 1982 a 1984, ela participou do seriado As the World Turns. Também atuou em outro seriado da televisão, Wildside. Em 1984, decidiu se mudar para Hollywood, onde, em 1986, fez um papel secundário e marcante em Ases Indomáveis/Top Gun, com direção de Tom Scott, Meg se tornou famosa . Este papel conduziu-a ao elenco do filme Viagem Insólita de Steven Spielberg, onde atuou com o ator Dennis Quaid, pouco mais tarde, em 1991, eles se casariam no dia dos namorados, . trabalhou ainda em "Morto ao Chegar" (1988) com Quaid.

Em 1989, Meg trabalhou no filme Harry e Sally, feitos um para o outro, cuja cena do restaurante se tornou famosa, e por ele concorreu ao Globo de Ouro.Em 1990, ele estrelou com Tom Hanks o filme Joe Contra o Vulcão, no qual fez três papéis (Dede, Angélica e Patricia).

Outro drama pessoal vivido por Meg Ryan. Logo depois do casamento com o ator Dennis Quaid (1991), a revelação. O marido lhe contou: era viciado em cocaína. Sempre valente, o ajudou a se livrar da droga. "Ele me contou tudo e resolvemos enfrentar a situação juntos. Vencemos. Há cinco anos ele abandonou completamente o vício", conta a atriz. Com o abandono do vício, a relação do casal de atores frutificou. Em abril de 1992, nasceu o primeiro filho do casal: Jack Henry. O acontecimento fez a atriz mergulhar numa fase de felicidade pessoal, que se traduziu em crescimento profissional, quando se tornou uma das estrelas mais queridas de Hollywood.

Em 1993, trabalhou novamente com Tom Hanks em Sintonia do Amor, e foi indicada ao Globo de Ouro, e com Dennis Quaid em "A Força de um Passado". Em 1994 atuou em Quando um Homem Ama Uma Mulher, como uma esposa alcóolica e mãe, num papel diferente dos que costumava fazer. A partir do ano seguinte, no entanto, voltou aos papéis simpáticos em filmes como A Teoria do Amor, Surpresas do Coração, e até mesmo nos recentes A Lente do Amor, com Mathew Broderick, e Mens@gem Para Você, no qual contracena novamente com Tom Hanks.

Outras Curiosidades:

Sua produtora de filmes, "Prufrock Pictures", ganhou este nome por causa de um de seus poemas favoritos escrito por T. S. Eliott "The Love Song of J. Alfred Prufrock".

Meg "clareou" seu cabelo para o seu papel no filme "A Teoria do Amor", onde ela faz a sobrinha do Albert Einstein.

Filme favorito "Splendor in the Grass" com Warren Beatty e Natalie Wood. (Eu assistí este filme, é muito bom, o nome que ele recebeu no Brasil foi "Clamor do Sexo". É um filme do grande diretor Elia Kazan.

Filmes que ela não aceitou participar (por motivos diversos): "Flores de Aço", "Uma Linda Mulher", "Ghost", "O Silêncio dos Inocentes" e "Maverick". Ela não participou do filme "O Silêncio dos Inocentes porque pensou que o filme era "feio", "perigoso" e "muito sombrio".

Venceu o "Harvard 1994 Hasty Pudding Award " "Mulher do Ano" e foi eleita como sendo uma das "50 pessoas mais bonitas do mundo" em 1994 pela "People Magazine".

Ela foi a 11ª. melhor aluna em sua classe no Colegial, Tendo sido votada como "a mais legal", "cutest" da turma.

Ela foi votada como a "Mulher mais romântica da América". Em segundo ficou Cindy Crawford e em terceiro ficou Michelle Pfeiffer.

Prêmios

1989: Best Actress Award in Europe e uma indicação por Best Actress from the I.F.P pelo seu papel em Promised Land.

1989: Golden Apple Award, Hollywood Women's Press Club. Female Discovery of the year along with Pauline Collins.

1989: Indicada ao Golden Globe como melhor atriz na comédia "Harry e Sally, Feitos Um Para o Outro".

1990: Meg foi indicada pela BAFTA (British Oscar), por "Harry e Sally, Feitos Um Para o Outro".

1993: Indicada ao Golden Globe como melhor atriz na comédia "Sintonia do Amor".

1994: Harvard Hasty Pudding Award "Mulher do Ano".

1994: Meg foi escolhida uma das "50 pessoas mais bonitas do mundo" pela "People Magazine".

1995: Muitas indicações pelo filme "Quando um Homem Ama Uma Mulher", mas nenhum reconhecimento do "Oscar" ou "Golden Globe".

 

transp.gif (45 bytes)

megrym01.jpg

megrym02.jpg

megrym03.jpg

megrym04.jpg

megrym05.jpg

webastros.gif (2767 bytes)

transp.gif (45 bytes)

 

 


Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV.

(Kate & Leopold – 2001)
Prova de Vida (Proof of Life - 2000)
Linhas Cruzadas (Hanging UP - 2000)
Mens@gem Para Você (You've Got M@il – 1998)
Cidade dos Anjos (City of Angels - 1998)
A Lente do Amor (Addicted to Love / Forlorn - 1997)
Anastasia (Anastasia – 1997 - Voz)
(Two For the Road - 1997)
Coragem Sob Fogo (Courage Under Fire - 1996)
(Restoration – 1995)
Surpresas do Coração (French Kiss - 1995)
Quando um Homem Ama uma Mulher (When a Man Loves a Woman / To Have and to Hold - 1994)
(A Century of Cinema – 1994)
I.Q. - A Teoria do Amor (I.Q. – 1994)
Mais Forte que o Passado / A Força de um Passado (Flesh and Bone – 1993)
Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle – 1993)
Por Trás Daquele Beijo (Prelude to a Kiss – 1992)
The Doors (The Doors – 1991)
Joe Contra o Vulcão (Joe Versus the Volcano – 1990)
("Captain Planet and the Planeteers" – 1990 - TV Series - voice)
Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro (When Harry Met Sally – 1989)
Mais Forte que o Ódio (The Presidio – 1988)
(Women, The – 1988)
Morto ao Chegar (D.O.A. – 1988)
Viagem Insólita (Innerspace – 1987)
Top Gun - Ases Indomáveis (Top Gun – 1986)
Armados e Perigosos (Armed and Dangerous – 1986)
("Wildside" – 1985 - TV Series)
Amityville 3 – O Demônio (Amityville 3-D / Amityville III: The Demon / Amityville: The Demon - 1983)
("One of the Boys" – 1982 - TV Series)
("As the World Turns" – 1982 - TV Series)
(Montgomery Andropoulos - 1982-1984)
("One of the Boys" – 1982 - TV Series)
(Amy and the Angel – 1981 – TV)
Ricos e Famosos (Rich and Famous – 1981)

Apresentações como convidada especial

("Inside the Actors Studio" - 1994)
("Charles in Charge" – 1984 - playing "Meagan Parker" in episode: "Hurricane Meagan" (episode # 1.17) 1985)
("Charles in Charge" – 1984 - playing "Megan Harper" in episode: "War" (episode #1.4) 1984)

Alguns Títulos em Português estão sendo pesquisados