patrlogo.gif (7134 bytes)

 

Nome: Patrick Swayze
Data de Nascimento: 18 de Agosto de 1952
Local de Nascimento: Houston - Texas - EUA

 

Alguns fatos de sua vida:

Patrick nasceu em 18 de Agosto de 1952, Houston, Texas. Dessa terra encravada no meio da areia e do petróleo até a fama em Hollywood foram muitos quilômetros de suor e determinação.

Filho de um engenheiro e de uma dançarina e coreógrafa, foi criado com mais quatro irmãos, Patrick fez de tudo para assegurar ao seu pai que seria pelo menos um dos melhores. Para isso, se dedicou com afinco ao balé clássico, violino, ginástica, natação, futebol americano. Vem daí a versatilidade de Patrick, que além de atuar, compõe músicas, canta e coreografa a maioria de lutas e danças de seus filmes. Apesar do balé ser sua grande paixão, Swayze ingressou no Houston's Alley Theatre, que o despertou para o ofício de representar. Em 1972, depois de um breve período com o Bufallo Ballet de Nova York, Patrick resolveu se mudar para a metrópole, depois de ter conseguido uma bolsa para estudar em uma das mais importantes companhias nova-iorquinas. Quatro anos depois, Patrick era o principal bailarino da Eliot Feld Ballet e estava a ponto de realizar uma grande façanha: o coreógrafo Feld, dono da companhia, acabara de preparar uma peça para seu primeiro bailarino contracenar com a estrela do balé russo, Mikhail Baryshnikov. Foi quando o azar bateu à porta de Swayze: uma velha contusão dos tempos do futebol americano no ginásio se manifestou novamente e de forma catastrófica: o bailarino correu o risco de ter que amputar a perna. O medo de ficar aleijado o obrigou a tomar a séria decisão de abandonar o balé clássico.

De novo sem muita alternativa, Patrick voltou-se para a arte dramática e lançou sua sorte. Não demorou muito para aparecer os primeiros papés na Broadway e o principal personagem no musical Grease - Nos tempos da brilhantina. daí vieram os convites para fazer cinema e TV. Para completar a boa fase, o casamento com a bailarina e atriz, Lisa Niemi (com quem casou aos vinte anos), ex-aluna da escola de dança de sua mãe em Houston, ia de vento em popa, entrando em seu terceiro ano. Era 1979 e o casal fez de novo as malas para arriscar a sorte em Hollywood.

A estréia no cinema foi no mesmo ano, com Ace, o líder de uma gangue de patinadores no gelo, no filme Skatetown, USA (1979), que queria aproveitar a onda das " roller-discotecas ". O filme não deu em nada. Apenas serviu para chamar a atenção de alguns críticos para a cara nova que prometia, e parecia ter uma presença muito maior do que o próprio filme. Swayze fez várias pontas em telefilmes para pagar as aulas de arte dramática.. Apesar disso, ganhava dinheiro mesmo como carpinteiro-restaurador das mansões de atores em Hollywood.

A persistência valeu e no início de 1983 veio o marcante papel de Bandit, um líder de gangue de rua, na série de televisão Renegades, que ficou no ar toda a primavera daquele ano. O "pulo do gato " veio com o personagem Darryl Curtis, irmão mais velho de Ponyboy em Vidas Sem Rumo (1983), de Francis Ford Coppola.

Experimentou seu primeiro sucesso como protagonista no musical "Dirty Dancing - Ritmo Quente" (1987), ao lado de Jennifer Grey (cujo pai, Joel, protagonizava "Goodbye Charlie"). O professor de dança, interpretado por Patrick, que se envolve com uma de suas alunas, transpirou tanta sensualidade que conquistou fãs pelo mundo afora, uma indicação para o Golden Globe - o prêmio mais importante nos Estados Unidos depois do Oscar - e comparações da crítica com Marlon Brando e James Dean. Enfim o estrelato e a consagração de galã em Hollywood.

Virou astro com o sucesso de "Ghost - Do Outro Lado da Vida" (1990), formando par romântico com Demi Moore. recebeu uma segunda indicação ao prêmio por sua atuação em Ghost - Do Outro Lado da Vida, grande sucesso de bilheteria na época, com Demi Moore e Whoopy Goldberg (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel da vidente trambiqueira Oda Mae Brown no filme).

Voltou a interpretar um personagem bem mais jovem em "Caçadores de Emoção" (1991), onde dispensou os dublês e ele mesmo faz as cenas de perigo no qual pulou 55 vezes do avião. Teve seu papel mais adulto em "A Cidade da Esperança" (1992), como um médico que trabalha em Calcutá.

O charmoso quarentão foi eleito uma das personalidades mais intrigrantes de 1990 e o Homem Mais Sexy do Ano de 1991, segundo a revista americana People Magazine. Além de um acordo com a Twenty Century-Fox para a produção de filmes através de sua produtora, a Troph Productions, por um prazo mínimo de dois anos.

Patrick voltou às telas em Cidade da Esperança (City Of Joy 1992), mostrando mais uma vez como é versátil na sua escolha de papéis para interpretar. Esta história é cercada pela mais profunda miséria humana, carregada por tragédias pessoais, pela dor e pelo desespero.

O set de filmagens foi alvo de seis atentados à bomba em protesto contra a presença de agentes imperialistas na Índia, foi envolvido por uma onda de furtos e muitas outras coisas pois estavam em Calcutá e na época da guerra.

Atuou ainda em Um Pai Fujão (Father Hood - 1993), Super Heróis do Oeste (Tall Tale - 1994), como uma dragqueen no filme Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! (1995), Os Três Desejos (Three Wishes - 1995) e Estrada Alucinante (Black Dog - 1998). Tem ainda alguns novos projetos sendo filmados.

Atualmente, Patrick leva a vida no seu retirado e solitário rancho (chamado "Bizarro") de cinco acres, nas Montanhas São Gabriel, próximas de Los Angeles, onde passa o tempo cuidando de seus cavalos, montando, compondo músicas e dançando.

 

transp.gif (45 bytes)

patrim01.jpg

patrim02.jpg

patrim03.jpg

patrim04.jpg

patrim05.jpg

webastros.gif (2767 bytes)

transp.gif (45 bytes)

 

 


Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV.

(Donnie Darko - 2001)
(Green Dragon - 2001)
(Wakin' Up In Reno - 2000)
(Forever Lulu - 2000)
(Without a Word - 1999)
(Get Bruce - 1999)
("Hollywood Squares" - 1998 - TV Series)
Cartas de Um Assassino (Letters from a Killer - 1998)
Estrada Alucinante (Black Dog - 1998)
Os Três Desejos (Three Wishes - 1995)
Super-Heróis do Oeste (Tall Tale / Tall Tale: The Unbelievable Adventures of Pecos Bill - 1995)
Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! (To Wong Foo, Thanks for Everything, Julie Newmar - 1995)
Um Pai Fujão (Father Hood / Desperado / Honor Among Thieves / Mike Hardy - 1993)
Cidade da Esperança (City of Joy / Cité de la joie, La - 1992)
Caçadores de Emoção (Point Break - 1991)
(Memories of M*A*S*H - 1991 - TV)
Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost - 1990)
Marcados Pelo Ódio (Next of Kin - 1989)
Matador de Aluguel (Road House - 1989)
Tigre De Varsóvia, O (Tiger Warsaw / Tiger, The - 1988)
Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing - 1987)
Crepúsculo de Aço (Steel Dawn - 1987)
("North and South II" - 1986 - Mini Series TV)
Veia de Campeão (Youngblood - 1986)
("North and South" - 1985 - Mini Series TV)
Amanhecer Violento (Red Dawn - 1984)
(Off Sides / Pigs Vs. Freaks - 1984 - TV)
A Volta por Cima (Grandview, U.S.A. - 1984)
Vidas Sem Rumo (Outsiders, The - 1983)
("Renegades" - 1983 - TV Series)
De Volta Para o Inferno (Uncommon Valor - 1983)
(Renegades, The - 1982 - TV)
A Volta dos Rebeldes (Return of the Rebels - 1981 - TV)
(Comeback Kid, The - 1980 - TV)
(Skatetown, U.S.A. - 1979)

Apresentações como convidado especial

(Grandview, U.S.A. - 1984 - Choreographer)
Histórias Maravilhosas ("Amazing Stories" - 1985 - playing "Eric Peterson" in episode: "Life on Death Row")
("M*A*S*H" - 1972 - playing "Wounded soldier" in episode: "Blood Brothers" (episode # 9.18) 4/6/1981)

Alguns Títulos em Português estão sendo pesquisados